Nós da Musever Web Service Ltda., somos terminantemente contra esta prática, e, sob qualquer circunstância, não permitimos que nossos usuários se utilizem de nossa infraestrutura, sejam os servidores de e-mails – para envio de SPAM ou recepção de retorno – sejam os domínios por nós hospedados, para atos relacionados a esta prática. Leia a nossa Política Anti-SPAM:
Limites Subir
Há um limite de 200 envios de e-mail por hora, por domínio. Se você fizer um número de envios maior do que o limite horário, a maioria dos e-mails vai retornar com um erro de entrega. Se isso ocorrer, levará algum tempo para sua conta conseguir enviar e-mails novamente. Recomendamos que espere ao menos 1 hora (após o problema começar a ocorrer) antes de tentar enviar e-mails novamente.
Muitos dos nossos servidores têm um limite de 120 checagens POP3/IMAP por hora, por conta de e-mail. Se esse limite for ultrapassado, o seu programa de e-mail provavelmente vai retornar uma mensagem acusando erro de senha ou de login. Caso isso aconteça, por favor espere 1 hora até que o servidor desbloqueie seu endereço IP. Para evitar que isso volte a acontecer, desabilite as checagens automáticas do seu programa de e-mail, ou pelo menos configure-o para que sejam feitas com um intervalo de no mínimo 1 minuto entre cada checagem.
Para poder utilizar listas de e-mails com mais de 5.000 contatos, você precisará contratar um serviço de E-mail Marketing. Dividir seus contatos em várias listas menores não é permitido. Tenha em mente que e-mails possuem informações de cabeçalho (header), e que o header fornece dados sobre o e-mail, seu conteúdo e destinatário. Averiguamos o tamanho das listas não somente a partir do assunto do e-mail, mas também a partir das informações de cabeçalho, de modo que podemos detectar listas divididas com facilidade.
Regras para o uso de listas de e-mail Subir
- Independentemente do tamanho da sua lista de e-mails, você jamais deve enviar sua mensagem para todos os destinatários de uma vez só: é preciso regular os envios de um modo que o limite horário não seja ultrapassado. Nós recomendamos que configure seu script de mailing para enviar no máximo 1 e-mail a cada 3 segundos. Com essa regulagem, você estará enviando 180 e-mails ao longo de 1 hora, mantendo sua conta abaixo do limite horário de 200 envios. Se o script de mailing que você estiver utilizando não permitir regular a periodicidade dos envios, você precisará trocar para um script que permita. Nós recomendamos o PHPList, que pode ser instalado a partir da nossa ferramenta exclusiva, o Softaculous.
Se você não configurar o seu aplicativo de mailing para regular a periodicidade dos envios, e tentar enviar uma mensagem para 200 destinatários, o servidor tentará fazer os 200 envios de uma vez só – o que não é possível em nossos servidores compartilhados, pois causará uso excessivo da capacidade de processamento do servidor (load excessivo). Consequentemente, o servidor como um todo ficará lento, afetando o acesso aos seus sites e seu serviço de hospedagem em geral. Nosso trabalho é manter os servidores operando em plena capacidade, de modo que qualquer conta que cause instabilidade e lentidão será suspensa, e os envios iniciados a partir dessa conta serão interrompidos. Reiteramos: se você escolher não regular o envio de e-mails, sua conta pode ser suspensa.
Para evitar load excessivo nos nossos servidores, o envio de mensagens para qualquer lista com mais de 900 contatos só pode ser feito fora dos horários de pico. Não são horários de pico os seguintes períodos: A. De segunda a sexta-feira, o período entre 1 e 8 da manhã (horário de Brasília); B. Sábados e domingos, o dia todo.
O método de obtenção dos contatos da lista precisa ser Double Opt-In. Isso significa que os usuários da sua lista de e-mails se inscrevem na newsletter ou campanha de e-mail marketing requisitando explicitamente que seus e-mails sejam incluídos, e confirmando seus endereços de e-mail. A confirmação geralmente é feita respondendo a uma mensagem de notificação enviada para o endereço de e-mail que o usuário especificou.
O método double opt-in elimina um caso típico de abuso, no qual alguém cadastra o endereço de e-mail de outra pessoa numa newsletter ou campanha de e-mail marketing, sem o conhecimento e contra a vontade dessa pessoa. De acordo com essa regulamentação, não é permitido enviar e-mail para qualquer lista de e-mail que você tenha recebido ou comprado de terceiros. Essa prática será considerada SPAM, e poderá resultar na suspensão/finalização da sua conta.
Scripts de mailing devem ser capazes de gerenciar e registrar toda a informação contida numa lista double opt-in. Isso inclui o processamento de opt-outs (pedidos de exclusão) feitos via web ou e-mail, assim como remoção de endereços que retornarem suas mensagens ou negarem o recebimento (bounce backs).
Pedidos de opt-out e remoções por bounce back precisam ser atendidos de maneira ágil. Se for descoberto que você está utilizando um script que não preenche esses requisitos, nos reservamos o direito de suspender, encerrar, ou desativar seu script ou sua conta.
Qualquer envio de e-mail não solicitado resultará na suspensão ou encerramento da conta da qual o envio se originou. Temos uma política de tolerância zero no que diz respeito ao envio de e-mails não-solicitados ou outras formas de SPAM.
Todas as listas de e-mail precisam seguir as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Essas diretrizes estão disponíveis em: https://www.cgi.br/publicacoes/documentacao/cod-autoreg-email-marketing.htm
Scripts de mailing que fazem o envio diretamente via SMTP não são permitidos. Exemplos de aplicativos desse tipo são o Darkmailer, The Bat e Carteiro. Todos os e-mails devem ser enviados através do servidor de e-mails local/MTA (Mail Transfer Agent) – de modo que o próprio servidor se encarregue da entrega – e não diretamente pelo script de mailing.